Minicursos

MC1: Gerenciamento de Mobilidade e Arquiteturas para Redes 4G
Kelvin Dias, DEEC/UFPA - Universidade Federal do Pará
Dave A. T. Cavalcanti, Carlos M. Cordeiro, Philips Research North America, NY, USA
Segunda-feira 29/05/2006, 08:00-12:30

As redes 4G integrarão tecnologias heterogêneas, arquiteturas e protocolos para viabilizar conectividade a qualquer momento, em qualquer lugar, utilizando qualquer dispositivo com o aprovisionamento de QoS e suporte à mobilidade transparente. Este minicurso proporciona uma visão compreensiva sobre tecnologias sem fio, arquiteturas e protocolos para o gerenciamento de mobilidade em redes 4G. O objetivo principal é apresentar o estado da arte, incluindo as visões diferentes de redes 4G presentes na literatura, protocolos de mobilidade que permitem conectividade de forma transparente e as principais propostas arquiteturais para estas redes. Atenção especial é dada às soluções para o gerenciamento de mobilidade nas diferentes camadas da pilha de protocolos através de descrição e comparação crítica destas no contexto 4G. Serão discutidas as questões técnicas para viabilizar redes 4G totalmente baseadas no protocolo IP, como integração de diferentes paradigmas de comunicação, interconexão entre redes heterogêneas, roteamento integrado, aprovisionamento de QoS, AAA, segurança e balanceamento de carga. Além disso, o minicurso discute os principais desafios e direções futuras de pesquisa na área, como o conceito ABC (Always Best Connected), Redes de Ambiente e integração de redes celulares com WLAN e MANETs.

MC2: Redes Autonômicas
Thais Regina de Moura Braga, Fabrício Aguiar Silva, (DCC/UFMG)
Linnyer Beatrys Ruiz, Helen Peters Assunção, (DEE/UFMG)
Segunda-feira 29/05/2006, 14:00-18:30

O notável crescimento do número de elementos e serviços nas redes de computadores atuais, bem como a integração de uma variedade de diferentes tecnologias com o objetivo de provisionar qualidade de serviços, têm transformado o gerenciamento em uma atividade bastante complexa. O desenvolvimento de redes ubiqüas, aquelas que disponibilizam conexão o tempo todo e em todo lugar, cria ainda novos desafios de controle e supervisão. Neste cenário de crescente complexidade, será necessário delegar tarefas de gerenciamento para as próprias máquinas. As redes passarão a executar de forma rápida, transparente e com pouco ou nenhum erro, rotinas que atualmente são realizadas por humanos. Estas serão as Redes Autonômicas: um novo paradigma que define redes capazes de gerenciarem a si próprias. O objetivo deste minicurso é apresentar os principais conceitos envolvidos com o projeto, desenvolvimento e implantação de redes autonômicas. Os desafios desta área requerem avanços tecnológicos e científicos em diferentes áreas do saber, como por exemplo, Algoritmos Distribuídos, Projeto de Hardware, Sistemas Operacionais, Banco de Dados, dentre outras.

MC3: TVoIP: TV sobre IP Arquiteturas para Transmissão em Larga Escala
Celio Vinicius Albuquerque, Tiago Proença, Etienne Oliveira, (UFF)
Terça-feira 30/05/2006, 08:00-12:30

O objetivo do curso é explorar arquiteturas de distribuição de canais de TV em larga escala na Internet. Será abordado o estado da arte das tecnologias atuais e serão apresentadas novas propostas de distribuição capazes de prover sustentabilidade para um serviço de TV sobre IP na Internet, descrevendo em detalhes soluções baseadas em multicast em nível de aplicação, redes de distribuição de conteúdo (CDNs), Pseudoserving, Peer-to-Peer (P2P) e Multi-path.

MC4: Técnicas de comutação em redes gigabit
Marcial Fernandez, Joaquim Celestino Jr., Pedro Prudêncio, Rudy Braquehais, Jorge Castro e Silva, Vinicius Romao (UECE)
Terça-feira 30/05/2006, 14:00-18:30

A infra-estrutura das telecomunicações e os segmentos de serviços de mercado vêm experimentando um crescimento significativo nos últimos anos. Apesar da capacidade das fibras óticas, o aumento no tráfego IP começa a saturar os procesadores dos comutadores atuais e traz novos desafios para o desenvolvimento de novas arquiteturas para esses equipamentos. Mesmo com o advento de comutação puramente ótica (OXCs), sempre haverá necessidade de comutadores eletrônicos, principalmente nas bordas das redes. Esse minicurso tem como objetivo apresentar um breve tutorial sobre as principais técnicas de software e hardware para realizar comutação de pacotes (relacionadas principalmente às camadas 2 e 3) e mostrar as dificuldades para implementá-las e indicar as mais adequadas para realizar comutação em velocidades gigabit por segundo. Serão mostrados os principais algoritmos de busca em tabelas de rotemaneto e classificação de pacotes e como eles podem ser implementados nos dispositivos de hardware, particularmente nos mais promissores para altas velocidades: os processadores de redes (NP - Network Processors) e FPGAs (Field-Programmable Gate Array). Finalmente, serão apresentados alguns estudos de casos de implementações usando essas arquiteturas e alguns resultados promissores.

MC5: Segurança em Redes P2P: princípios, tecnologias e desafios
Marinho P. Barcellos, Luciano P. Gaspary, (UNISINOS)
Sexta-feira 02/06/2006, 08:00-12:30

O minicurso versa sobre dois temas bastante atuais e que tem recebido significativa atenção tanto da comunidade científica como da indústria: Redes P2P e Segurança. Na pesquisa, tal deve-se à quantidade de desafios a serem resolvidos, enquanto na indústria, pela grande popularização de P2P, pela constante preocupação com segurança da informação, e pelo impacto sócio-econômico decorrente de seu uso. A abordagem será teórica, apresentando um apanhado geral de resultados de pesquisa e tecnologias relacionadas à Segurança em Redes P2P, mas estará amparada em exemplos provenientes da vasta gama de sistemas P2P disponíveis e em operação atualmente. O minicurso será de interesse a alunos de graduação maduros, alunos de pós-graduação, além de professores e pesquisadores nas áreas de Redes de Computadores, Sistemas Distribuídos ou Segurança. Além disso, o curso será potencialmente proveitoso a profissionais da Indústria que tenham interesse pela área de segurança, de P2P, ou ambas.


Realização Promoção Agência de Turismo
UFPR  PUCPR  UTFPR  SBC  LARC NewLine
Apoio Patrocínio
RNP CNPq
CGI.br Fundação Araucária Governo do Estado do Paraná
Embratel
CCVB eSysTech
24º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores — SBRC 2006
Curitiba, Paraná - Brasil