Painel

Painel: O Sistema Brasileiro de TV Digital
Quarta-feira 31/5, 18:45-20:45

O tema deste painel será o Sistema Brasileiro de TV Digital, cujo modelo de desenvolvimento e padrões técnicos são assuntos de intensos e calorosos debates no meio governamental, acadêmico e empresarial brasileiro atual. O painel pretende ser um momento de reflexão e crítica sobre o processo de escolha e o modelo a ser adotado. Também deve oferecer uma oportunidade para esclarecer a comunidade acadêmica sobre o desenvolvimento dos projetos realizados por diversas entidades com a finalidade de subsidiar a escolha desse modelo.

Debatedores já confirmados:

José Roberto Boisson de Marca - PUC-RJ
Professor da PUC-Rio. Realizou o doutorado em Engenharia Elétrica na University of Southern California, Estados Unidos. Foi membro do Board of Directors do IEEE, no período 2004- 2005, na qualidade de Diretor da Divisão III (Telecomunicações). Foi presidente da IEEE Communications Society no período 2000-2001. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Telecomunicações (1984-1985) e reeleito para um segundo mandato no período 1986-1987.

Guido Lemos de Souza Filho - UFPB
Realizou seu doutorado em Informática na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é diretor do Laboratório Nacional de Redes de Computadores - LARC e participa de vários projetos relacionados com TV Digital, entre os quais podem ser citados o "Desenvolvimento de Hardware e Software para Televisão Digital de Alta Definição", "Infraestrutura de Vídeo Digital para Aplicações de Telemedicina", "Serviço de Acesso em Banda Larga à Internet Utilizando a Plataforma de TV Digital Interativa" e "Desenvolvimento de Middleware para o Sistema Brasileiro de Televisão Digital".

Valdecir Becker - UFSC
É formado em jornalismo. Realizou o mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina e trabalha atualmente no Núcleo de Redes de Alta Velocidade e Computação de Alto Desempenho da UFSC, com temas relacionados à criação de conteúdo para TV Digital. Entre seus projetos atuais pode-se citar "Criação de uma infraestrutura de TV digital interativa e produção de conteúdo televisivo e interativo" e "Desenvolvimento de aplicacões interativas para TV digital na area de saúde". É autor do livro "Digital Interativa: conceitos, desafios e perspectivas para o Brasil", Editora da UFSC, 2005.

Ronald Siqueira Barbosa - ABERT
Formado em engenharia eletrônica pela Universidade de Brasília com mestrado em ciências pelo Instituto Militar de Engenharia no Rio de Janeiro. Trabalhou na Radiobrás e no Ministério das Comunicações. Desde 1981 trabalha na ABERT, Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão. Participa de várias comissões na área, entre as quais as do Grupo Tarefa 6-7 e do Grupo de Trabalho 6E da União Internacional de Telecomunicações - UIT que tratam com exclusividade da radiodifusão terrestre. É diretor de rádio da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão e Telecomunicações -- SET e atualmente coordena o Grupo ABERT/SET de Rádio Digital criado pela ABERT e a SET.


Organizador/Mediador: Prof. Alexandre Pohl, UTFPR

Realização Promoção Agência de Turismo
UFPR  PUCPR  UTFPR  SBC  LARC NewLine
Apoio Patrocínio
RNP CNPq
CGI.br Fundação Araucária Governo do Estado do Paraná
Embratel
CCVB eSysTech
24º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores — SBRC 2006
Curitiba, Paraná - Brasil